Valor nutritivo e características fermentativas da silagem de capim-elefante com diferentes proporções de raízes de mandioca
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2021v49n2p92-101Resumo
O capim-elefante (Pennisetum purpureum) tem se destacado como uma opção viável para ensilagem, principalmente, pela sua alta produção de matéria seca e bom valor nutritivo. O objetivo do estudo foi avaliar a composição química e características fermentativas de silagens de capim-cv. BRS Capiaçu enriquecidas com diferentes níveis de inclusão de raízes de mandioca açucarada e amilácea in natura. O delineamento experimental foi o de blocos completos casualizados com cinco repetições. O capim-elefante foi ensilado com diferentes proporções de raízes de mandioca açucarada (RMaç) e amilácea (RMam) com base na matéria natural. Os tratamentos avaliados foram: T1 - Capim-elefante (CE); T2 - CE + 10% RMaç; T3 - CE + 20% RMaç; T4 - CE + 40% RMaç; T5 - CE + 10% RMam; T6 - CE + 20% RMam; e T7 - CE + 40% RMma. Os resultados obtidos, mostram que a inclusão de RMaç e RMam, nos níveis de 20 e 40%, promoveu aumento na digestibilidade in vitro da matéria seca e redução nos teores de lignina e fibra em detergente neutro e ácido. A inclusão de raízes de mandioca açucarada e/ou amilácea em níveis superiores a 20% da matéria verde da massa ensilada melhora o valor nutritivo e mantém adequado padrão de fermentação da silagem de capim-elefante cv. BRS Capiaçu, colhido aos 120 dias de rebrota.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores permanecem com os direitos autorais de tudo que publicarem na Científica. Opiniões e conceitos contidos no artigo e a fidedignidade e exatidão das informações e das referências nele apresentadas são de exclusiva responsabilidade dos autores. A reprodução parcial ou total dos trabalhos é permitida desde que seja explicitada a fonte de referência.