Expressão da capacidade de troca de cátions radicular e nutrição de aveia-preta (Avena strigosa Schreb.) sob deficiência de nutrientes

Autores/as

  • Raul Matias Cezar Universidade Federal do Paraná
  • Julierme Zimmer Barbosa Universidade Federal do Paraná
  • Volnei Pauletti Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15361/1984-5529.2016v44n1p83-90

Resumen

A capacidade de troca catiônica radicular (CTCr) ocorre predominantemente nas paredes celulares, sendo que variações nesse atributo podem afetar a aquisição de nutrientes. Contudo, são poucos os estudos avaliando a expressão da CTCr em plantas com deficiência nutricional. Dessa forma, os objetivos deste trabalho foram: (I) avaliar a influência da deficiência de nutrientes na CTCr e (II) estudar a relação entre o estado nutricional da forrageira aveia-preta e a CTCr. Para isso, plantas de aveia-preta foram cultivadas por 50 dias em soluções nutritivas com deficiência de Ca, Mg, P e Mn, e em solução-controle contendo todos os nutrientes. Após o período de cultivo, foram determinados a CTCr, a produção de matéria seca, a concentração e o conteúdo de nutrientes na parte aérea. As deficiências de Ca, Mg, P e Mn reduziram a matéria seca, aumentaram a CTCr e afetaram o estado nutricional da aveia-preta cultivada em solução nutritiva. A CTCr correlacionou-se significa­tivamente com as concentrações de K e Cu na parte aérea da aveia-preta.

Biografía del autor/a

Raul Matias Cezar, Universidade Federal do Paraná

Doutirando do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Paraná

Julierme Zimmer Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Doutirando do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Paraná

Volnei Pauletti, Universidade Federal do Paraná

Professor Doutor do departamento de solos da Universidade Federal do Paraná. 

 

Publicado

22/12/2015

Cómo citar

CEZAR, R. M.; BARBOSA, J. Z.; PAULETTI, V. Expressão da capacidade de troca de cátions radicular e nutrição de aveia-preta (Avena strigosa Schreb.) sob deficiência de nutrientes. Científica, Dracena, SP, v. 44, n. 1, p. 83–90, 2015. DOI: 10.15361/1984-5529.2016v44n1p83-90. Disponível em: http://cientifica.org.br/index.php/cientifica/article/view/740. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Solos e Nutrição de Plantas - Soils and Plant Nutrition