Divergência genética entre progênies de cnidoscolus phyllacanthus submetidas a três regimes hídricos
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2006v34n2p229%20-%20237Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito de três regimes hídricos na formação de mudas em 32 famílias de polinização aberta de Cnidoscolus phyllacanthus (faveleira) e estudar a divergência genética entre esses materiais. A faveleira é uma planta xerófila que pode ser empregada para recuperação de áreas degradadas, alimentação animal e humana, medicina, serraria e energia, dentre outros usos. O experimento foi conduzido no delineamento de blocos casualizados, no esquema fatorial 32 x 3 (32 famílias e 3 regimes hídricos), com quatro repetições. Inicialmente, foi realizada análise de variância, para cada característica, para estudo da variabilidade genética. Para a avaliação da divergência, os dados foram submetidos a análise de agrupamento pelo método de Tocher e, adicionalmente, foi feita a identificação dos caracteres mais importantes para a divergência, pela técnica de Componentes Principais. Destacaram-se famílias que obtiveram as maiores médias para a massa seca de raiz e/ou, razão raiz/parte aérea e divergentes. A redução na disponibilidade hídrica afetou negativamente todos os caracteres, exceto o número de espinhos. Os caracteres passíveis de descarte, em futuros estudos, são diâmetro, altura, massa seca de folha, parte área e total, que representam 60% dos caracteres avaliados. Palavras-chave adicionais: semi-árido; estresse hídrico; oleaginosa; forrageira.Downloads
Como Citar
FERREIRA ARRIEL, E.; DE PAULA, R. C.; DELÉO RODRIGUES, T. de J.; ANDREAS BAKKE, O.; CASTRO ARRIEL, N. H. Divergência genética entre progênies de cnidoscolus phyllacanthus submetidas a três regimes hídricos. Científica, Dracena, SP, v. 34, n. 2, p. 229–237, 2008. DOI: 10.15361/1984-5529.2006v34n2p229 - 237. Disponível em: http://cientifica.org.br/index.php/cientifica/article/view/123. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Zootecnia - Animal Production
Licença
Os autores permanecem com os direitos autorais de tudo que publicarem na Científica. Opiniões e conceitos contidos no artigo e a fidedignidade e exatidão das informações e das referências nele apresentadas são de exclusiva responsabilidade dos autores. A reprodução parcial ou total dos trabalhos é permitida desde que seja explicitada a fonte de referência.