Seleção a campo no Recôncavo Baiano de híbridos de limoeiros para resistência à tristeza
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2017v45n4p361-367Palabras clave:
CTV, citrusResumen
No Brasil há uma baixa diversificação das espécies de citros utilizadas, o que torna os plantios muito vulneráveis às doenças. Como o vírus da tristeza do citros (Citrus tristeza virus, CTV) é endêmico no Brasil, para o seu controle podem ser selecionadas variedades ou híbridos com resistência para o CTV. Neste trabalho avaliou-se a reação de limoeiros e seus híbridos à infecção natural por isolados do CTV no Recôncavo Baiano. Foram produzidos híbridos do limoeiro ‘Volkameriano’ comum (LVKC), do limoeiro ‘Cravo’ comum (LCRC), da laranjeira ‘Palmeiras’ (LPA), da laranjeira ‘Valência’(LVA), da tangerineira ‘Sunki’(TSKC), do citrumelo ‘Swingle’(CTSW) e de Poncirus trifoliata (TR). Os híbridos foram mantidos em campo e avaliados com idade entre 4 e 7 anos, quanto a intensidade de caneluras presentes. Os cruzamentos que propiciaram a obtenção de uma maior porcentagem de híbridos com resistência para o CTV foram LCRC x CTSW, LVKC x LCRC e TSKC x (LCCR x TR). Já os cruzamentos entre LVKC e LPA, LVKC e LVA apresentaram uma porcentagem mais alta de híbridos suscetíveis. Nesse trabalho foram gerados híbridos de limoeiro com resistência para CTV. As informações obtidas permitirão direcionar novos cruzamentos de limoeiros visando à obtenção de híbridos com um nível maior de resistência para Tristeza.Archivos adicionales
Publicado
07/11/2017
Cómo citar
DIAMANTINO, M. S. A. S.; MEISSNER FILHO, P. E.; SOARES FILHO, W. dos S. Seleção a campo no Recôncavo Baiano de híbridos de limoeiros para resistência à tristeza. Científica, Dracena, SP, v. 45, n. 4, p. 361–367, 2017. DOI: 10.15361/1984-5529.2017v45n4p361-367. Disponível em: http://cientifica.org.br/index.php/cientifica/article/view/761. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Fitossanidade - Crop Protection
Licencia
Os autores permanecem com os direitos autorais de tudo que publicarem na Científica. Opiniões e conceitos contidos no artigo e a fidedignidade e exatidão das informações e das referências nele apresentadas são de exclusiva responsabilidade dos autores. A reprodução parcial ou total dos trabalhos é permitida desde que seja explicitada a fonte de referência.