Substratos, recipientes e concentrações de fertilizante orgânico na estaquia de Lippia alba (Mill.), Ocimum gratissimum L. e Mikania laevigata Sch. Bip.
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2013v41n2p199-208Resumen
A propagação vegetativa por estaquia de Lippia alba (erva-cidreira), Ocimum gratissimum (alfavaca- -cravo) e Mikania laevigata (guaco) foi analisada quanto ao efeito de diferentes recipientes (exceto M. laevigata), substratos e concentrações de fertilizante orgânico. Estacas das referidas plantas permaneceram imersas por quinze minutos em soluções, nas concentrações de 0; 12,5; 25 e 50%, do fertilizante orgânico Evolust Super Aminos®, sendo a seguir plantadas em sacos plásticos e bandejas de isopor, previamente preenchidos com quatro composições de substratos preparados com húmus, solo de textura argilosa, areia, palha de café e torta de filtro de cana-de-açúcar. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4x4x2 (quatro composições de substratos; quatro concentrações do fertilizante orgânico e dois tipos de recipientes), para L. alba e O. gratissimum. O esquema fatorial 4x4 foi adotado para M. laevigata. Foram determinadas as caracte-rísticas: percentual de enraizamento, comprimento da parte aérea, da maior raiz (cm) e massas das matérias frescas e secas (g). A combinação sacos plásticos preenchidos com o substrato à base de húmus, solo e areia foram adequados para L. alba e O. gratissimum, entretanto o substrato propor-cionado com maior quantidade de palha de café, torta de filtro e areia pode ser empregada para produção de mudas de M. laevigata. A influência do fertilizante orgânico variou conforme a espécie, sendo negativa para O. gratissimum e eficiente na concentração de 12,5% para L. alba e M. laevigata.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores permanecem com os direitos autorais de tudo que publicarem na Científica. Opiniões e conceitos contidos no artigo e a fidedignidade e exatidão das informações e das referências nele apresentadas são de exclusiva responsabilidade dos autores. A reprodução parcial ou total dos trabalhos é permitida desde que seja explicitada a fonte de referência.