Resposta de cultivares de trigo à inoculação de sementes com Azospirillum brasilense, e à adubação nitrogenada em cobertura.
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2013v41n2p189-198Resumen
Os fertilizantes nitrogenados, além de onerosos, não oferecem nitrogênio suficiente às gramíneas; visto isto, a utilização de bactérias fixadoras de nitrogênio pode auxiliar a nutrição dessas plantas. Objetivou--se avaliar a eficiência agronômica da bactéria diazotrófica (Azospirillum brasilense), comparada e associada à adubação nitrogenada em cultivares de trigo (Triticum aestivum). Foram utilizadas cinco cultivares de trigos cultivados na região (CD 104, CD 108, CD 119, CD 120 e CD 150). Os tratamentos foram: inoculação de sementes com A. brasilense (Ab-V5); adubação nitrogenada em cobertura; inoculação de sementes com A. brasilense (Ab-V5) associado à aplicação de nitrogênio em cobertura e um tratamento-testemunha, sem inoculação de sementes e aplicação de nitrogênio. Foi realizado delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Avaliaram-se a massa seca de raízes, o teor de nitrogênio total na parte aérea e o teor de amônio nas raízes, no estádio de início da antese. No final do ciclo da cultura, avaliaram-se o rendimento de grãos e o teor de proteínas nos grãos. Observaram-se diferenças de resposta entre as cultivares de trigo quando inoculadas com A. brasilense associado à adubação nitrogenada. A cultivar CD 150, no tratamento associado, foi o que apresentou os maiores teores de nitrogênio na parte aérea, massa de 1.000 grãos e teor de amônio nas raízes, em relação à adubação nitrogenada. Esses resultados mostram uma interação positiva da bactéria fixadora de nitrogênio e a adubação nitrogenada com a cultivar de trigo CD 150.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores permanecem com os direitos autorais de tudo que publicarem na Científica. Opiniões e conceitos contidos no artigo e a fidedignidade e exatidão das informações e das referências nele apresentadas são de exclusiva responsabilidade dos autores. A reprodução parcial ou total dos trabalhos é permitida desde que seja explicitada a fonte de referência.