Análise discriminante das características físicas e químicas de frutos de pupunha (Bactris gasipaes Kunth) do alto Rio Madeira, Rondônia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2017v45n2p154-161Abstract
A pupunheira (Bactris gasipaes Kunth) é uma palmácea apreciada na alimentação pelo seu palmito e pelos seus frutos, que podem ser consumidos após cozimento ou utilizados como ingrediente culinário. O objetivo deste trabalho foi caracterizar as propriedades físicas e químicas dos frutos de pupunha visando a quantificar a variabilidade genética e a associação dos caracteres com a classificação tradicional estabelecida pela massa dos frutos [microcarpa (10 a 20 g), mesocarpa (20 a 70 g) e macrocarpa (>70 g)]. Para isso, foram realizadas análises da composição centesimal de oitenta e três matrizes (cachos) selecionadas visualmente nos mercados da região de Porto Velho - Rondônia. A caracterização física e química dos frutos foi realizada utilizando métodos analíticos padronizados, a variabilidade das características, interpretada pela significância dos efeitos da análise de variância, e sua associação interpretada utilizando análise de correlação e de componentes principais. Observou-se expressiva variabilidade das características físicas e químicas dos frutos, caracterizando-se como uma mistura de materiais de diferentes procedências. O teor de óleo apresentou coeficiente de correlação de -0,99 com o teor de carboidratos e de -0,75 com a porcentagem de polpa. Os dois primeiros componentes principais explicaram 79,2% da variação total dos dados, sendo que os caracteres físicos apresentaram os maiores pesos, indicando que a composição do mesocarpo está associada à massa do fruto. A análise discriminante de Anderson permitiu classificar os frutos a partir das características de seu mesocarpo, com uma taxa de erro aparente de 10,8%.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors, upon submitting the manuscript, agree that if it is accepted for publication, the copyright of the work will automatically be transferred to Científica: Journal of Agricultural Sciences.Opinions and concepts contained in the article and the reliability and accuracy of the information and references presented in it are the sole responsibility of the authors.