Ajuste de equações hipsométricas para a estimação da altura total de indivíduos jovens de teca
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2015v43n4p400-406Abstract
A teca (Tectona grandis L. f.) possui uma das madeiras mais valiosas do mundo, e por este motivo é alvo de muitos estudos. Em razão de o início de seu cultivo ser recente no Brasil, são poucos os estudos relativos à modelagem biométrica de teca no País. O presente trabalho teve como objetivo testar seis diferentes modelos hipsométricos para estimar a altura total em 400 indivíduos juvenis de teca na região de Redenção-PA, medidos com hipsômetro Vértex IV. Para tanto, foram utilizados quatro diferentes critérios de seleção: coeficiente de determinação ajustado (R2aj.), erro-padrão da estimativa (Syx%), critério de informação de Akaike (AIC) e critério de informação Bayesiano (BIC), sendo a análise da distribuição dos resíduos também empregada para esse fim. Trinta e cinco árvores foram derrubadas para medição real de suas alturas, as quais foram empregadas para validação da melhor equação. Os indivíduos utilizados neste estudo apresentaram diâmetro a altura do peito (DAP) médio de 11,07±0,42 cm e altura total média (ht) de 9,25±0,31 m. Os seis modelos mostraram indicadores gerais de ajuste satisfatórios, mas a análise de resíduos evidenciou que quatro deles apresentam vieses nas estimativas. O modelo de Trorey foi selecionado como o mais preciso e acurado, considerando os critérios gerais de ajuste e a análise de resíduos, com R2aj. de 0,89, Syx% de 11,37%, AIC de 46,16 e 50,04 de BIC. A equação gerada pelo modelo de Trorey foi validada com dados independentes, proporcionando estimativas confiáveis e sem viés, considerando as condições vigentes neste estudo.
Palavras-chave adicionais: critérios de seleção; dendrometria; inventário florestal; manejo florestal; modelagem; Tectona grandis.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors, upon submitting the manuscript, agree that if it is accepted for publication, the copyright of the work will automatically be transferred to Científica: Journal of Agricultural Sciences.Opinions and concepts contained in the article and the reliability and accuracy of the information and references presented in it are the sole responsibility of the authors.