Distribuição espacial de Lysiphlebus testaceipes (Cresson) (Hymenoptera: Aphidiidae) em algodoeiro cultivado em sistema adensado
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2021v49n1p14-18Abstract
No presente estudo foram avaliados os efeitos do adensamento do algodoeiro na distribuição espacial do parasitoide de afídeos Lysiphlebus testaceipes (Cresson) (Hymenoptera: Aphidiidae). Os três espaçamentos adotados foram: 0,40 m x 0,20 m (E1), 0,80 m x 0,20 m (E2) e 1,60 m x 0,20 m (E3). Foi utilizado o delineamento em blocos ao acaso com quatro repetições. Os resultados evidenciaram que o arranjo espacial de algodão modifica o padrão de dispersão de L. testaceipes. O parâmetro “b” da equação de Taylor foi superior à unidade nos espaçamentos: 0,40 m e 1,60 m, enquanto que em 0,80 m o valor de “b” foi inferior à unidade. Portanto, populações de L. testaceipes em condições de espaçamento entre linhas de 0,40 m e 1,60 m estão distribuídas de forma agregada, todavia se distribuindo de forma uniforme em 0,80 m. O modelo de Iwao revelou que para os espaçamentos: 0,80 m e 1,60 m existe uma tendência de repulsão dos indivíduos, pois os valores da constante “a” foram menores que 1. O modelo de Nachman se ajustou apenas para os dados populacionais em algodão cultivado em 0,80 m, portanto, para este sistema, planos que visam à estimativa do nível populacional de L. testaceipes podem ser baseados apenas em observações de presença/ausência, ao invés da contagem individual. Os resultados do presente estudo são relevantes para estratégias de liberação e conservação de L. testaceipes para controle biológico de populações de afídeos em algodão.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors, upon submitting the manuscript, agree that if it is accepted for publication, the copyright of the work will automatically be transferred to Científica: Journal of Agricultural Sciences.Opinions and concepts contained in the article and the reliability and accuracy of the information and references presented in it are the sole responsibility of the authors.