Ajuste de equações hipsométricas para a estimação da altura total de indivíduos jovens de teca

Mateus Niroh Inoue Sanquetta, Carlos Roberto Sanquetta, Francelo Mognon, Ana Paula Dalla Corte, Aurélio Lourenço Rodrigues, Greyce Charllyne Benedet Maas

Resumo


A teca (Tectona grandis L. f.) possui uma das madeiras mais valiosas do mundo, e por este motivo é alvo de muitos estudos. Em razão de o início de seu cultivo ser recente no Brasil, são poucos os estudos relativos à modelagem biométrica de teca no País. O presente trabalho teve como objetivo testar seis diferentes modelos hipsométricos para estimar a altura total em 400 indivíduos juvenis de teca na região de Redenção-PA, medidos com hipsômetro Vértex IV. Para tanto, foram utilizados quatro diferentes critérios de seleção: coeficiente de determinação ajustado (R2aj.), erro-padrão da estimativa (Syx%), critério de informação de Akaike (AIC) e critério de informação Bayesiano (BIC), sendo a análise da distribuição dos resíduos também empregada para esse fim. Trinta e cinco árvores foram derrubadas para medição real de suas alturas, as quais foram empregadas para validação da melhor equação. Os indivíduos utilizados neste estudo apresentaram diâmetro a altura do peito (DAP) médio de 11,07±0,42 cm e altura total média (ht) de 9,25±0,31 m. Os seis modelos mostraram indicadores gerais de ajuste satisfatórios, mas a análise de resíduos evidenciou que quatro deles apresentam vieses nas estimativas. O modelo de Trorey foi selecionado como o mais preciso e acurado, considerando os critérios gerais de ajuste e a análise de resíduos, com R2aj. de 0,89, Syx% de 11,37%, AIC de 46,16 e 50,04 de BIC. A equação gerada pelo modelo de Trorey foi validada com dados independentes, proporcionando estimativas confiáveis e sem viés, considerando as condições vigentes neste estudo.

 

Palavras-chave adicionais: critérios de seleção; dendrometria; inventário florestal; manejo florestal; modelagem; Tectona grandis.


Texto completo:

ARTIGO COMPLETO


DOI: http://dx.doi.org/10.15361/1984-5529.2015v43n4p400-406