PHA sintase de Xanthomonas axonopodis pv. citri: influência na patogenicidade e produção de proteína recombinante em Escherichia coli
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2010v38n1/2p50%20-%2057Palavras-chave:
PHA sintase, proteína recombinante, mutante, Xanthomonas citri, interação planta-patógenoResumo
A enzima PHA sintase atua na síntese de poli-hidroxialcanoatos, que na forma de grânulos intracelulares constituem substâncias de reserva da célula e podem, ainda, dar formação a biopolímeros. Um mutante de Xanthomonas axonopodis pv. citri (Xac) foi identificado como tendo a subunidade E da enzima PHA sintase mutada. Este mutante quando inoculado em planta cítrica hospedeira foi capaz de induzir sintomas de cancro-cítrico distinto do que normalmente é observado para a Xac selvagem. Através de inoculação em planta hospedeira o perfil de crescimento da Xac selvagem e da Xac mutada na enzima PHA sintase foi avaliado, comparou-se o crescimento dessas bactérias, selvagem e mutante de Xac ao longo da infecção. As curvas de crescimento revelaram que o mutante de Xac para a enzima PHA sintase cresceu menos que a Xac selvagem nos dois primeiros dias de infecção, contudo, a partir daí não foi encontrada diferença significativa de crescimento entre selvagem e mutante, até o período final de infecção, que foi de 14 dias. Visando a estudos estruturais da subunidade E da enzima PHA sintase da Xac, o gene codificador desta proteína foi clonado em vetor de expressão, e a proteína recombinante foi produzida em Escherichia coli na forma solúvel.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores permanecem com os direitos autorais de tudo que publicarem na Científica. Opiniões e conceitos contidos no artigo e a fidedignidade e exatidão das informações e das referências nele apresentadas são de exclusiva responsabilidade dos autores. A reprodução parcial ou total dos trabalhos é permitida desde que seja explicitada a fonte de referência.