Análise da diversidade genética de isolados de Bacillus thuringiensis por fAFLP1
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2008v36n1p41%20-%2047Resumo
Isolados da bactéria Bacillus thuringiensis provenientes de sete estados do Brasil foram submetidos a análises da relação genética por meio de fAFLP (Polimorfismo de comprimento de fragmentos amplificados com a utilização de iniciadores com corantes fluorescentes), com objetivo de determinar o grau de variabilidade e a similaridade existente com genótipo de linhagens-padrão. Amostras do DNA genômico de cada isolado e as linhagens-padrão foram duplamente digeridas com as enzimas de restrição EcoRI e MseI, e os fragmentos obtidos foram ligados a adaptadores especiais. Reações de amplificação pré-seletiva e seletiva foram realizadas, e os fragmentos amplificados foram separados por eletroforese em um sequenciador ABI377 e analisados com auxílio dos programas GeneScan e Genotyper. Os padrões obtidos produziram bandas polimórficas que foram agrupadas, gerando um dendrograma que evidencia grande similaridade genética entre os isolados de B. thuringiensis utilizados com as linhagens-padrão incluídas nesta análise. Palavras-chave adicionais: DNA fingerprinting, PCR, enzimas de restrição, eletroforese de DNA.Downloads
Como Citar
LEITE DE ABREU, I.; GUIDELLI THULER, A. M.; FRANCO LEMOS, M. V. Análise da diversidade genética de isolados de Bacillus thuringiensis por fAFLP1. Científica, Dracena, SP, v. 36, n. 1, p. 41–47, 2009. DOI: 10.15361/1984-5529.2008v36n1p41 - 47. Disponível em: http://cientifica.org.br/index.php/cientifica/article/view/210. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Melhoramento Genético Animal - Animal Breeding
Licença
Os autores permanecem com os direitos autorais de tudo que publicarem na Científica. Opiniões e conceitos contidos no artigo e a fidedignidade e exatidão das informações e das referências nele apresentadas são de exclusiva responsabilidade dos autores. A reprodução parcial ou total dos trabalhos é permitida desde que seja explicitada a fonte de referência.