NORMAS - SUBMISSÃO DO MANUSCRITO

1 - INFORMAÇÕES GERAIS

A Científica : Revista de Ciências Agrárias, ISSN 1984-5529, publica artigos científicos e notas científicas e revisões bibliográficas inéditos nas áreas de Ciências Agrárias: Agronomia – Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Silvicultura e Engenharia Florestal; Ciência e Tecnologia de Alimentos, Zootecnia e Administração Rural - Agronegócio). Contudo, para a categoria Revisão Bibliográfica, o Conselho e Comissão Editorial da Científica farão convites a especialistas, para submissão do manuscrito, que seguirá todos os trâmites de avaliação, pelos pares, de mérito para publicação.

Os manuscritos originais podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

Artigo Científico : refere-se a trabalho científico completo e com resultados originais de pesquisa.

Nota Científica : breve comunicação, cuja publicação imediata é justificada, por se tratar de fato inédito de importância, mas com volume insuficiente para constituir um artigo científico completo. Também, podem ser apresentados comunicação de métodos, validação de métodos, técnicas, aparelhagens ou acessórios desenvolvidos.

Revisão Bibliográfica : deve ter como objetivo apresentar de forma crítica e não apenas descritiva, sob o ponto de vista do autor, o estado da arte de uma das áreas ou subáreas específica das Ciências Agrárias.

O manuscrito original, de qualquer categoria, só poderá ser submetido através do sistema eletrônico disponível em www.cientifica.org.br e deverá seguir as normas e procedimentos que constam na página Normas - submissão do manuscrito. Clique em Normas para submissão e leia com atenção.

O mesmo manuscrito ou outro que contenha os mesmos dados originais não poderá ser submetido simultaneamente e nem posteriormente a este ou a outro periódico de qualquer natureza sob pena de incorrer em ilícito civil e penal perante a lei no 9.610/98 (lei do direito autoral).

Os artigos submetidos serão previamente avaliados pela Comissão Editorial quanto ao escopo, formato e atendimento às diretrizes para redação e submissão. Veja instruções “ Normas - submissão do manuscrito” na página da revista Científica. Artigos que não forem aprovados pela Comissão Editorial para seguirem aos Editores de Seção terão a submissão/tramitação cancelada e a taxa de submissão não será devolvida.

Junto com a submissão eletrônica do manuscrito, deverão ser anexados como documentos suplementares:

a) cópia do comprovante do depósito bancário referente à taxa de submissão e tramitação (Ver “Taxas” no item 2), com os dados perfeitamente visíveis e com o nome da pessoa física ou da pessoa jurídica responsável pelo pagamento com os respectivos números de CPF ou CNPJ , obtida por digitalização e transformado em arquivo com nome “comprovante, recibo ou taxa” e extensão “.pdf, .doc” ou .rtf”. ATENÇÃO: não utilizar a forma de depósito via envelope, pois não constitui em depósito efetivamente realizado. Esse procedimento não será reconhecido pela revista.

Caso a cópia do comprovante não seja enviada juntamente com a submissão do manuscrito, deverá ser enviado por e-mail ( científica@funep.fcav.unesp.br ), como anexo.

O não envio desse comprovante no prazo de dez dias a partir da data de submissão resultará no cancelamento da submissão.

b) Página de rosto (item 4)

c) Declaração de autoria e responsabilidade (item 5)

d) Declaração de conflito de interesse (item 6)

Estes arquivos deverão ser transferidos utilizando a opção “TRANSFERIR DOCUMENTO SUPLEMENTAR” imediatamente abaixo da opção “TRANSFERIR DOCUMENTO DE SUBMISSÃO”.

O manuscrito submetido e aprovado para tramitação será encaminhado ao Editor de Seção, que se encarregará de enviá-lo a dois avaliadores especialistas, doutores na área do manuscrito, garantindo a revisão por pares cega “avaliadores-autores e autores-avaliadores”. Caberá ao Editor de Seção a decisão editorial do manuscrito, fundamentada em sua análise e nas dos revisores “ad hoc”. O Editor-Chefe e a Comissão Editorial em casos especiais têm autonomia para rever a decisão do Editor de Seção.

Os manuscritos aprovados, obedecendo a ordem de aprovação, serão publicados somente na versão eletrônica da revista no endereço eletrônico www.cientifica.org.br, podendo ser acessados livremente.

Cada artigo publicado possui o número de identificação eletrônica – DOI, gerado pela Científica e ratificado pela CrossRef.

Casos não previstos nessas normas serão resolvidos pela Comissão Editorial.

Contatos poderão ser feitos pelo e-mail: cientifica@funep.fcav.unesp.br .

2 - TAXAS

-Taxa de Submissão: deve ser paga quando da submissão do artigo.

-Taxa de Publicação: deve ser paga quando o autor for notificado da aprovação do artigo para publicação.

Taxas

Valores

R$

US$

Submissão e tramitação

120,00

-

Publicação de trabalho

250,00

100.00

Os pagamentos das taxas de submissão (pré-requisito para o andamento da submissão) e de publicação deverão ser realizados por meio de depósito bancário em nome da FUNEP - Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão, CNPJ: 50.511.286/0001-48, em um dos seguintes Bancos:

o Santander: 033, Agência: 0023, Conta Corrente: 13.000738-3

o Brasil: 001, Agência: 6514-5, Conta Corrente:173-2

o Bradesco: 237, Agência: 7668, Conta Corrente: 92681

o Itaú: 341, Agência: 0232, Conta Corrente: 25377-3

3 - PREPARO DO MANUSCRITO

O autor de correspondência ao submeter um manuscrito de qualquer uma das categorias descritas em Informações gerais (item 1), se responsabiliza automaticamente perante à Científica: Revista de Ciências Agrárias, de que todos os autores cadastrados concordam com a autoria no manuscrito e, consequentemente, com todos os conceitos, opiniões e interpretações que nele constam; que não foram omitidas informações a respeito de financiamentos para a pesquisa ou ligação com pessoas ou empresas que possam ter interesse direto nos dados apresentados no artigo. Os autores concordam que a Científica: Revista de Ciências Agrárias passa a ser a detentora dos direitos autorais, caso o manuscrito submetido venha a ser publicado.

O arquivo de submissão do manuscrito deverá ser criado com extensão “.doc” “.docx” ou “.rtf” (não serão aceitas outras extensões) compatível com o Microsoft Word® ou o LibreOffice® e não pode ultrapassar 2 Mb de tamanho.

O manuscrito pode ser redigido nos idiomas português, espanhol ou inglês, e quando nos idiomas estrangeiros os autores deverão apresentar comprovante da qualidade do idioma por empresa certificada a fazer revisão do idioma.

O artigo para avaliação, independentemente da categoria, não deverá conter os autores e filiações. Estas informações deverão ser explicitadas no documento “Página de Rosto” (ver item 4 a seguir).

Não é permitida a inclusão e a exclusão de autor(es) no artigo após a submissão. Contudo, a ordem dos autores pode ser alterada, desde que com a aprovação por escrito e assinada por todos os autores relacionados originalmente na “página de rosto” . O autor responsável pela submissão do manuscrito deverá enviar à revista ( cientifica@funep.fcav.unesp.br ), a folha de aprovação dos autores com as assinaturas e nova “página de rosto” do manuscrito. Os documentos serão inseridos no sistema eletrônico de gestão da revista pelo Editor-Chefe.

 

3.1 - Estrutura do trabalho

Com exceção dos títulos e dos rodapés de páginas e de tabelas, o corpo do texto, de tabelas e de figuras deverão seguir a seguinte formatação: fonte Arial, tamanho 10; papel tamanho A4 (210 mm x 297 mm), com numeração contínua de linhas e de páginas, todas as margens com 2,0 cm e espaço 2 entre linhas;

Como os manuscritos somente serão publicados na forma eletrônica, não será estabelecido número limite de páginas, principalmente para incentivar a submissão de um manuscrito de melhor qualidade científica, procurando-se, com isso, evitar ao máximo que o artigo seja dividido em dois ou mais em virtude da limitação de páginas. Procura-se, assim, incentivar a qualidade da publicação e não a prolixidade, devendo-se atentar, portanto, para a objetividade e clareza que a redação científica exige.

Categoria do manuscrito (Artigo Científico e Nota Científica).

- Formatação: A categoria do manuscrito deverá ser inserida na primeira linha da primeira página, acima do título original, centralizado e com as letras iniciais maiúsculas, fonte Arial tamanho 10 e em negrito. O manuscrito será avaliado pelos pares na categoria que foi submetido, ou seja, um manuscrito submetido originalmente como “Artigo Científico”, será recusado caso os avaliadores e a Comissão Editorial julguem que se trata de uma “Nota Científica” e não de um “Artigo científico”.

Título original em português ou espanhol ou inglês (artigo redigido em um desses idiomas): deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho.

- Formatação: duas linhas abaixo (duas vezes “enter”) da categoria do manuscrito, com fonte Arial tamanho 12, em negrito e centralizado, com nomes científicos, quando houverem, escritos em itálico e de acordo com as normas internacionais. Somente a primeira letra da primeira palavra em maiúscula (caixa alta).

Título em inglês : deve ser a tradução fiel do título em português ou em espanhol quando o manuscrito for redigido em um desses idiomas.

- Formatação: colocado duas linhas abaixo do título em português ou espanhol (duas vezes “enter”), ou duas linhas abaixo da categoria do artigo quando o manuscrito for redigido em inglês, com fonte Arial tamanho 12, em negrito e centralizado e com nomes científicos escritos em itálico e de acordo com as normas internacionais e com somente a primeira letra da primeira palavra em maiúscula (caixa alta).

Exemplo:

(Categoria do manuscrito) Artigo Científico

(Título no idioma original) Equações de regressão para a .....

 

(Título em inglês) Regression equations to ....

Resumo (máximo de 250 palavras): a palavra “Resumo” deverá estar alinhada à esquerda e em negrito. O texto referente ao resumo deverá ter seu início na mesma linha da palavra resumo, separada desta por um espaço, um traço e um espaço, e deverá conter informações sucintas sobre o motivo e o(s) objetivo(s) da pesquisa (que deverão estar totalmente de acordo com o(s) objetivo(s) apresentado(s) no item “Introdução”), mínima informação sobre material e métodos (quando os autores julgarem pertinente a inclusão desse item), principais resultados e as conclusões mais relevantes;

Palavras-chave adicionais : até 5 palavras ou termos, excluindo os que já estão no título do trabalho, em letras minúsculas, em ordem alfabética e separadas por ponto e vírgula.

Abstract : Tradução para o inglês do conteúdo do “Resumo”, seguindo a mesma norma deste. A tradução deve ser feita em inglês científico, utilizando-se de termos técnicos consagrados na área do artigo, evitando-se traduções de aplicativos comerciais.

Additional keywords : tradução para o inglês das palavras-chave adicionais e seguirão as mesmas normas das palavras-chave adicionais;

Introdução : Devem ser evitadas divagações, utilizando-se preferencialmente de bibliografia recente e apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho.

Material e métodos : Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada sem, contudo, constar o nome da Instituição, do Laboratório,do Departamento, etc. ou qualquer outra citação que possa identificar um ou mais dos autores do artigo.

Quando utilizados métodos consagrados, apenas a citação da referência bastará; caso contrário, é necessário apresentar descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Produtos utilizados devem ser especificados por seus nomes técnicos. Os nomes comerciais, seguidos pelo símbolo Ò, podem ser citados entre parênteses.

Símbolos e unidades de medidas devem ser adotados e utilizados de acordo com o Sistema Internacional de Unidades. Expressões matemáticas devem ser grafadas utilizando o editor de equação do programa Microsoft Word ®ou do Libre Office®com a mesma fonte (Arial) e tamanho (10) do texto. Deverão iniciar em linha separada, alinhada ao parágrafo do texto e devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos colocados entre parênteses e alinhados com a margem direita do texto, como no exemplo a seguir:

AF=2,35075+0,52959CL (1)

Em que: AF é a área foliartotal (m2), C é o maior comprimento do limbo foliar (m) e Lé a maior largura do limbo foliar (m).

Resultados e discussão : À critério dos autores podem ser apresentados juntos, em um mesmo item, ou separados em dois itens, sendo um só “Resultados” e outro só “Discussão”. Os resultados apresentados na forma de tabelas e/ou figuras devem ser analisados e discutidos de forma isenta, clara, direta e concisa atendo-se aos preceitos científicos, discutindo-os e confrontando-os com os conhecimentos consagrados na bibliografia clássica sobre o assunto, quando houver, e com a de periódicos especializados preferencialmente com corpo de revisores e indexado. Evitar divagações e imprecisões que não são sustentadas pelos resultados.

 

 

Tabelas e Figuras

Não serão aceitas figuras e/ou tabelas com apresentação paisagem. Tabelas com muita informação, que juntas não cabem em apresentação retrato em uma página, devem ser divididas em duas ou mais. A largura máxima de tabelas e figuras deverá ser a do texto da página no formato retrato. Casos excepcionais poderão ser avaliados pela Comissão Editorial desde que justificados pelos autores.

Tabelas : Quadro ou tabela será denominado sempre de “Tabela”.

Devem ser criadas e formatadas utilizando-se a ferramenta “Tabela” do editor de texto. Não serão aceitas tabelas inseridas como figura. Serão numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, encabeçadas pelo título e inseridas após sua citação no texto. As tabelas devem ser editadas sem traços verticais aparentes e somente com traços horizontais simples, de espessura 1,0 ponto, no cabeçalho e na linha final da tabela.

Em trabalhos escritos em português ou espanhol, o título da tabela deverá ser também traduzido para o inglês seguindo a mesma numeração e estrutura e inserido em itálico em seguida ao título original.

As tabelas devem ser autoexplicativas para que não seja necessário recorrer ao texto para entendê-las completamente. As unidades no sistema internacional deverão constar abaixo do item correspondente ou da variável, entre parênteses, no corpo da tabela e não em seu título. Qualquer observação no corpo da tabela necessária para identificação de uma sigla ou variável deve ser referenciada com chamada em sobrescrito (números ou símbolos) colocada antes da sigla ou da variável, e devidamente identificada e definida no rodapé da tabela.

No corpo da tabela a fonte deve ser a Arial tamanho 10 e espaçamento 1,0 e no rodapé a Arial tamanho 9 e espaçamento 1,0 entre as linhas. (Ver manuscrito exemplo)

Figuras

As figuras (gráficos, fotografias, esquemas, ilustrações, etc.) deverão ser colocadas após a sua citação pela primeira vez, no tamanho e formato final para publicação (largura máxima de 16 cm e fonte arial tamanho 10). . As figuras e suas legendas devem ser claramente legíveis e apresentar qualidade necessária à perfeita visualização e impressão de todos os detalhes necessários. Os eixos (espessura 1 ponto) e os números e letras desses eixos (arial 10) devem estar na cor preta (não em cinza e nem em outra cor ou tonalidade qualquer). Legendas e equações que fazem parte da figura devem estarem tamanho facilmente legível na tela de um monitor de computador com o manuscrito sem aumento, ou seja, em tamanho normal (100%).

As figuras devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, e o título deve ser colocado abaixo da mesma. Todos os detalhes necessários para entendimento da Figura que não foram completamente identificados no seu interior devem ser explicados no título. A legenda deve ser localizada abaixo do título do eixo horizontal da Figura e de modo a não se confundir com este e não no interior da figura. Equações que forem inseridas no corpo da figura deverão ser escritas na mesma fonte do texto (Arial) e em tamanho suficiente para que seja perfeitamente legível na tela de um monitor de computador em tamanho normal de texto (100%).

Resultados apresentados em tabelas não devem ser repetidos em figuras e vice-versa.

Em trabalhos escritos em português ou espanhol, os títulos deverão também ser traduzidos para o idioma inglês e inseridos em itálico em seguida ao título original.

Da mesma forma que nas tabelas as figuras devem ser autoexplicativas. ( Ver manuscrito exemplo)

 

Conclusões : Devem ser coerentes com os objetivos do trabalho, concisas e não repetir resultados. Não devem conter abreviaturas, símbolos e citações.

 

Agradecimentos (facultativo): Neste item podem ser colocados os agradecimentos de forma sucinta a pessoas ou instituições que contribuíram para o estudo, mas que não são autores.

Referências :

Não serão aceitos como referências:

i) artigos em versão preliminar (no prelo, preprint ou in press),

ii) artigos publicados em periódico não arbitrado,

iii) resumo de trabalho simples, expandido ou completo,

iv) trabalhos de conclusão de curso de graduação,

v) trabalhos ou artigos de divulgação, não científicos, disponíveis em qualquer mídia (revistas, jornais, internet, CD-Rom, DVD-Rom, etc.),

vi) informações pessoais,

vii) documentos não publicados, correios eletrônicos ou de páginas eletrônicas particulares da internet.

Evitar a citação de Dissertações e Teses, e citação de citação (citação secundária, apud).

Do total de referências utilizadas no manuscrito, 70% devem ser de artigos científicos publicados em revistas arbitradas e indexadas, e do total de artigos 50% deverão ter sido publicados há menos de 10 anos.

 

Citações no texto

As referências devem ser apresentadas pelo autor e ano de publicação entre parênteses.Se for ao final da frase, tanto autor e ano deverão estar entre parênteses. Somente a primeira letra do autor é maiúscula.

Exemplos:

§ 1 autor: Souza (2014) ou (Souza, 2014),

§ 2 autores: Silva & Santos (2012) ou (Silva & Santos, 2012),

§ 3 ou mais autores: Tavares et al. (2013) ou (Tavares et al., 2013).

No caso em que um autor citado, ou um conjunto de autores, tiveram dois ou mais trabalhos publicados no mesmo ano, tanto no texto quanto na lista de referências, a referência deve ser seguida por letra minúscula em ordem alfabética.

Exemplos:

§ Smith (2010a) ou (Smith, 2010a); Smith (2010b) ou (Smith, 2010b)

§ White (2009a,b) ou (White, 2009a,b),

§ Souza & Garcez (2011a) ou (Souza & Garcez, 2011a); Souza & Garcez (2011b) ou (Souza & Garcez, 2011b),

§ Santibañes et al. (2008a) ou (Santibañes et al., 2008a); Santibañes et al. (2008b) ou (Santibañes et al., 2008b),

§ Santibañes et al. (2008a,b) ou (Santibañes et al., 2008a,b)

Citações em sequência, no texto, devem ser apresentadas em ordem cronológica (e na lista de referências em ordem alfabética).

Exemplos:

§ Baker (2008), Costa & Silva (2010), Dantas et al. (2011a,b,c)

ou (Baker, 2008, Costa & Silva, 2010, Dantas et al., 2011a,b,c)

 

Apresentação das referências na lista de referências:

 

1) Adotar a ordem alfabética.

2) 70% do total das referências devem ser de artigos científicos publicados em revistas arbitradas e indexadas.

3) 50% do total de artigos científicos devem ter sido publicados há no máximo 10 anos.

4) Não serão aceitos como referências: i) artigos em versão preliminar (no prelo, preprint ou in press), ii) artigos publicados em periódico não arbitrado, iii) resumo de trabalho simples, expandido ou completo, iv) trabalhos de conclusão de curso de graduação, v) trabalhos ou artigos de divulgação, não científicos, disponíveis em qualquer mídia (revistas, jornais, internet, CD, etc.), vi) informações pessoais,vii) documentos não publicados, correios eletrônicos ou de páginas eletrônicas particulares da internet.

5) Primeiro listar os autores da referência, iniciando pelo sobrenome seguido pelas letras iniciais dos nomes. O sobrenome deve ser separado das letras iniciais dos nomes por um espaço. As letras iniciais dos nomes não têm espaço entre si.

6) Entre um autor e outro da referência, separá-los por vírgula.

7) Após todos os autores apresentados, colocar o ano de publicação entre parênteses. Autores e ano de publicação devem ser separados por um espaço.

8) Após o ano de publicação, dá-se um espaço e inicia-se o título da referência finalizado com ponto. Na sequência, o título do artigo (ou livro ou tese), espaço, seguido por volume, número e páginas. No caso de livros e capítulos de livro, após o título da obra, colocar a editora.

9) Após o título da revista científica, citar, após um espaço, o volume, o número do fascículo entre parênteses, seguido por dois pontos e páginas inicial e final separadas por hífen.

Exemplos:

§ Artigo científico

Islam MH, Shaheb MR, Rahman S, Ahmed B, Islamand ATMT, Sarker PC (2010) Curd yield and profitability of broccoli as affected by phosphorus and potassium. International Journal Sustainable Crop Production 5(2):1-7.

§ COM DOI (document objet identifier)

Galvani E (2008) Estudo comparativo dos elementos do balanço hídrico climatológico para duas cidades do Estado de São Paulo e para Paris. Confins 4(4):25-31. doi: 10.400/confins.4733

§ LIVRO

Faquin V (2005) Nutrição mineral de plantas. UFLA/FAEPE. 51p.

Taiz L, Zeiger E (2010) Plant Physiology. Sinauer Associates. 782p.

§ CAPÍTULO DE LIVRO (preferível ao livro como um todo)

Brown B, Aaron M (2001) The politics of nature. In: Smith J (ed) The rise of modern genomics, 3rd edn, Wiley. p.234-295.

Chatterjee C, Dube BK (2004) Nutrient deficiency disorders in vegetables and their management. In: Mukerji KG (ed) Fruit and vegetable diseases, Springer. p.145-163.

§ DISSERTAÇÃO OU TESE

Purquerio LFV (2005) Crescimento, produção e qualidade de rúcula ( Eruca sativa Miller) em função do nitrogênio e da densidade de plantio. Unesp (Tese de doutorado em Agronomia).

§ INTERNET

Sharpley AN, Daniel T, Sims T, Lemunyon J, Stevens R, Parry, R (2003) Agricultural phosphorus and eutrophication. 38p. 2nd ed, Agricultural Research Service, Available at <http://www.ars.usda.gov/is/np/Phos&Eutro2/agphoseutro2ed.pdf> (accessed jan 20 2012).

CEPEA (2010) Laboratório de informação. Disponível em: <http:// www.cepea.esalq.usp.br/rrs.php > (Acesso em 10 nov 2010).

 

4 - PÁGINA DE ROSTO

Uma página de rosto deverá ser enviada como documento suplementar em arquivo de extensão “.doc ou .rtf” (por exemplo: “rosto.doc”) que deverá ser transferido utilizando a opção “transferir documento suplementar”.

Nessa página deverá constara categoria do manuscrito, o título na língua original e o título em inglês formatados como descrito em “ Estrutura do trabalho”, o nome dos autores na ordem em que aparecerão no artigo quando da sua publicação, de acordo com os seguintes procedimentos:

Nome completo dos autores : cada um em uma linha, o primeiro nome duas linhas abaixo do título em inglês (duas vezes “enter”) com as letras iniciais do nome e do sobrenome em maiúsculas (caixa alta), alinhados à direita. O sobrenome final de cada autor deverá ser seguido de número sobrescrito e em algarismo arábico como: Monica Bernardo Neves2, Ricardo Soares Pimenta3, etc;

Titulo acadêmico, instituição e um endereçodefinitivo de correio eletrônico de cada autor : uma linha abaixo da linha com os nomes deverá constar de cada autor ou grupo de autores de mesma titulação acadêmica (se houver) e instituição, um espaço fixo (teclas “shift” + “Ctrl” e “espaço”) depois do número em algarismo arábico e sobrescrito no início da linha, correspondente ao colocado no final do sobrenome do autor. Cada identificação com o correspondente número do autor deverá iniciar em uma nova linha. Entre os autores, aquele que foi responsável pela submissão deverá ser identificado como “Autor para correspondência”, que deverá vir logo após o número sobrescrito de identificação. Este será o autor com quem o Editor ou a Comissão Editorial da revista manterá contato. Essa identificação de “autor para correspondência” deverá ser seguida pela titulação, nome completo da instituição, do Departamento, Seção, ou Laboratório, etc. a que pertence o autor, o endereço completo da instituição e o endereço eletrônico desse autor (não colocar endereço eletrônico provisório, que terá curta duração).

A identificação dos demais autores constará apenas de titulação, nome completo da instituição e endereço eletrônico.

5 - Declaração de autoria e responsabilidade

6 - Declaração de conflito de interesse