Determinação do ponto de colheita na produção de sementes de pimenta malagueta e alterações bioquímicas durante o armazenamento e a germinação

Autores

  • Franciele Caixeta Universidade Federal de Lavras
  • Édila Vilela de Resende Von Pinho Universidade Federal de Lavras
  • Renato Mendes Guimarães Universidade Federal de Lavras
  • Pedro Henrique Andrade Rezende Pereira Monsanto
  • Hugo Cesar Rodrigues Moreira Catão Universidade Federal de Lavras
  • Aline da Consolação Sampaio Clemente Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.15361/1984-5529.2014v42n2p187-197

Resumo

O ponto de colheita interfere na qualidade das sementes, sendo que em espécies com frutos carno­sos e maturação desuniforme, existe dificuldade na definição do mesmo. Objetivou-se avaliar a dormência em sementes de pimenta malagueta em três estádios de maturação durante o armazena­mento, visando à determinação do melhor ponto de colheita e semeadura, e também avaliar altera­ções enzimáticas durante o processo de germinação das sementes processadas em diferentes está­dios de maturação, durante o armazenamento. As sementes foram extraídas manualmente de frutos em três estádios de desenvolvimento: E1 (frutos com primeiros sinais de amarelecimento), E2 (frutos maduros) e E3 (Frutos maduros e submetidos a sete dias de repouso). Após a secagem as sementes com 8% de teor de água foram armazenadas em câmara fria por períodos de 0, 4 e 8 meses. Após estes períodos a qualidade das sementes foi avaliada por meio dos testes de germinação, vigor e ati­vidades enzimáticas. Para a avaliação da atividade das enzimas, durante a germinação das semen­tes, de cada tratamento, as sementes de cada tratamento foram amostradas, por períodos de 0, 48, 96 e 144 horas após a semeadura. Empregou-se delineamento de blocos casualizados, em ensaio fatorial 3 épocas de colheita x 3 períodos de armazenamento com quatro repetições. Existe dormên­cia em sementes de pimenta malagueta principalmente quando recém-armazenadas e é superada aos quatro meses de armazenamento. Sementes de pimenta malagueta devem ser colhidas no está­dio E3 quando forem comercializadas logo após o processamento e nos estádios E2 ou E3 quando armazenadas por períodos acima de quatro meses. As alterações enzimáticas são evidentes no pro­cesso de germinação e nos diferentes estádios de maturação durante o armazenamento.

Arquivos adicionais

Publicado

02/06/2014

Como Citar

CAIXETA, F.; VON PINHO, Édila V. de R.; GUIMARÃES, R. M.; PEREIRA, P. H. A. R.; CATÃO, H. C. R. M.; CLEMENTE, A. da C. S. Determinação do ponto de colheita na produção de sementes de pimenta malagueta e alterações bioquímicas durante o armazenamento e a germinação. Científica, Dracena, SP, v. 42, n. 2, p. 187–197, 2014. DOI: 10.15361/1984-5529.2014v42n2p187-197. Disponível em: http://cientifica.org.br/index.php/cientifica/article/view/537. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção e Tecnologia de Sementes - Seed Science and Technology

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)