Testes de vigor para sementes de arroz e sua relação com o comportamento de hidratação de sementes e a emergência de plântulas
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2009v37n2p107%20-%20114Resumo
O trabalho teve como objetivos avaliar testes de vigor na função de classificar lotes de sementes de arroz e estabelecer sua relação com o comportamento de hidratação das sementes e a emergência de plântulas em campo. Utilizaram-se cinco lotes de sementes de arroz da cultivar IRGA 417, que foram submetidas ao teste de germinação e aos seguintes testes de vigor: primeira contagem do teste de germinação; teste de frio sem terra; teste de envelhecimento acelerado; teste de envelhecimento acelerado com solução salina; velocidade de germinação; stricto sensu, no qual se avaliaram o tempo médio de germinação e o índice de germinação; precocidade de emissão da raiz primária e emergência das plântulas em campo. Determinou-se, também, a curva de hidratação das sementes dos diferentes lotes e relacionaram-se os testes de vigor com a emergência das plântulas em campo. Conclui-se que o índice de germinação, determinado pelo teste de stricto sensu, o envelhecimento acelerado modificado com solução salina, a precocidade de emissão da raiz primária e a curva de hidratação são capazes de classificar lotes de sementes em função de sua qualidade fisiológica e, portanto, são promissores para a avaliação do potencial fisiológico de sementes de arroz.
Palavras-chave adicionais: Oryza sativa L.; potencial fisiológico e análise de sementes.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores permanecem com os direitos autorais de tudo que publicarem na Científica. Opiniões e conceitos contidos no artigo e a fidedignidade e exatidão das informações e das referências nele apresentadas são de exclusiva responsabilidade dos autores. A reprodução parcial ou total dos trabalhos é permitida desde que seja explicitada a fonte de referência.