Histórico do periódico

A Científica foi criada em 1979 pela fusão de a Científica, revista de Agronomia, criada em 1974 no Câmpus de Jaboticabal - Unesp, com a revista Botucatu Científica produzida no Câmpus de Botucatu - Unesp para tornar-se a revista de Agronomia da Universidade Estadual Paulista - Unesp, passando a intitular-se apenas Científica.

No período de 1980 a 2002 fez parte das publicações da Fundação Editora da Unesp, em São Paulo.

Em 2003 voltou a ser publicada no Câmpus de Jaboticabal da Unesp, e com o fim de ampliar seu escopo editorial ganhou novo formato e passou a publicar também artigos da área de Zootecnia, passando a ser intitulada Científica: Revista de Ciências Agrárias.

Até o volume 32, número 1, de 2004,os fascículos foram publicados unicamente na forma impressa e a partir do volume 32, número 2, de 2004 e até o volume 34, número 1, de 2006, os fascículos estão disponibilizados também na forma eletrônica online.

A partir do volume 34, número 2, de 2006, somente a forma eletrônica online está disponível.

Em 2009 aderiu ao OJS - Open Journal System - disponibilizando, desde o volume 32, número 2, de 2004, de forma gratuita e sem restrição de acesso, os artigos publicados em sua página eletrônica na internet.

A sua missão principal é publicar artigos científicos, notas científicas, notas técnicas e revisões bibliográficas que contribuam para a expansão do conhecimento nas subáreas das Ciências Agrárias relacionadas à Agronomia/Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola e Zootecnia e demais subáreas correlatas.